Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

António Castanheira

18 de fevereiro, 2022

Rota Carmelita: Bofinho – Seiça – Fátima

Assinalamos hoje o fim da Rota Carmelita com a chegada ao Santuário de Fátima. Em 2018 publicámos dois artigos sobre as duas etapas do nosso concelho. Deixamos alguns pontos essenciais que permitirão ilustrar o percurso que se estende entre a Freixianda e Fátima.  

 

A entrada da rota no nosso concelho dá-se pela ponte que atravessa o rio Nabão, levando-nos a uma passagem pela Freixianda.  O caminho acaba por nos guiar sempre para a natureza que nos orienta até à imponente Igreja Matriz de Rio de Couros onde podemos apreciar os azulejos com as imagens das Igrejas da freguesia de Rio de Couros e Casal dos Bernardos. Os 10 km que nos separam de Seiça são realizados entre campos cultivados, estufas, pinhais e algumas ribeiras que servem de apoio à agricultura de regadio.

 

Seiça é o ponto de chegada da penúltima etapa. Fundada D. João III em 1517 o seu passado remonta à pré-história. A visita à sua Casa-Museu dá-nos conta da sua história onde predominava a atividade ferroviária, a agropecuária e a arqueologia que testemunha a presença humana local desde a pré-história, com destaque para a Vila Romana de Seiça.

 

Mais tarde, encontraremos Ourém, atravessamos a Avenida D. Nuno Alvares Pereira. Aqui podemos visitar os locais ligados às aparições de Fátima. Os peregrinos poderão passar ou visitar o Antigo Hospital de Santo Agostinho (onde foi cuidada a beata Jacinta) e o memorial no cemitério de Ourém, onde repousou o corpo de Jacinta Marto. Por fim, aconselhamos a visita ao edifício da Casa do Administrador, atualmente a unidade expositiva principal do Museu Municipal de Ourém.

 

Pela Ponte dos Namorados caminhamos em direção à Vila Medieval de Ourém procurando lendas românticas e antigas histórias medievais.  Os pequenos silêncios que a história nos deixou podem sentir-se na Calçada da Carapita até ao Castelo. Passamos pela fonte dos cavalos mandada construir em 1421 por Dom Nuno Alvares Pereira e pelas ruínas do antigo Convento de Santo António dos Capuchos fundado no ano de 1602 pelos irmãos da Confraria de Santo António. Percorrer a vila, agora requalificada, conhecer a sua história e admirar as vistas sobre o concelho são alguns dos motivos para percorrer este trilho.

 

Descemos até ao vale que nos ligará a Fátima. Esta é talvez uma das paisagens mais bonitas do nosso concelho.  O vale e o Castelo vão ficando para trás à medida que começamos a subir em direção ao Vale da Perra. Depois entramos por um trilho, entre os lugares de Alveijar e Casal de Santa Maria, que se vai apertando à medida que ficamos mais perto da Igreja Matriz de Fátima. Para os peregrinos este será um encontro com o local de batismo dos três pastorinhos.

 

A partir daqui o destino final é o Santuário de Fátima, o espaço da paz e o fim da nossa rota.  

 

Bofinho - Seiça

Distância - 26 KM

Dificuldade - Fácil

 

Seiça - Fátima

Distância - 23 KM

Dificuldade - Difícil

 

Últimas Opiniões de António Castanheira