Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

António Castanheira

8 de outubro, 2021

Caminhadas… Recomeço

Um ano e meio depois voltamos, agora mais seguros e confiantes, para continuar a trilhar e informar os nossos leitores sobre os caminhos que vamos encontrando. Parece que chegou o momento de reencontrar a estabilidade perante todas as mudanças que esta pandemia nos impôs. Será natural que os traumas ainda prevalecem, mas caminhemos com coragem com segurança e liberdade.

 

Esta primeira abordagem será apenas uma introdução, uma espécie de uma nova temporada, o mote para o recomeço. Terminámos em Março de 2020 com a primeira etapa da Rota Carmelita que liga o Convento do Carmelo em Coimbra a Condeixa-a-Nova. Nos próximos meses continuamos a Rota até Fátima dando conta dos lugares, dos ambientes naturais, da cultura, da história e das pessoas que por aqui vão passando. São 111 km em que percorreremos os concelhos de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Penela, Ansião, Alvaiázere e Ourém.

 

E o que há de significativo e motivador? A distância, qualquer das etapas fica apenas a uma hora de caminho. São percursos relativamente fáceis que não necessitam de treino específico e podem ser realizados em família. A rota está muito bem sinalizada e cruza-se regularmente com os Caminhos de Santiago. Uma oportunidade de explorar locais em que a romanização teve uma presença muito marcada.

 

Do ponto de vista espiritual destacam-se as paisagens tranquilas e agradáveis que dão espaço à conversa desprendida, à observação e à contemplação. Um espaço enriquecedor que dá significado aos momentos que por ali vamos passando. Pequenos lugares que parecem esquecidos e que nos fazem perder no tempo. Algumas paisagens são vastas e silenciosas, permitindo momentos de reflexão interna e espiritual. Tudo bons motivos para que nos siga na próxima edição do mês de Novembro.

 

Para que não deixemos lacunas por preencher gostávamos de enaltecer a excelente iniciativa comunitária protagonizada pelos membros do Fátima Trail Team que durante a pandemia criaram um conjunto de trilhos abertos à prática do Trail e às caminhadas. São cinco trilhos com várias distâncias que se iniciam na Rua do Adro junto à sede do Vespinga – Vespa Clube de Fátima. Durante a pandemia vimos ainda nascer a Ecovia da Ortiga e os Passadiços do Agroal, todos contributos importantes para o fomento do bem-estar e da prática desportiva da população do nosso concelho e dos nossos visitantes.

 

Bom caminho…

Últimas Opiniões de António Castanheira