Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Paróquia Catequese da Maxieira recorda São Francisco Marto

Catequese da Maxieira recorda São Francisco Marto

Paróquia - 23 de novembro, 2019
A peça teatral evocativa dos últimos momentos de vida e da morte de São Francisco Marto voltou a subir ao palco, desta vez no Salão de Festas da Maxieira, depois da estreia nacional, este Verão, no Centro Pastoral Paulo VI. A iniciativa coube ao grupo de Catequese da Maxieira e foi enriquecida com o concerto que se seguiu, do grupo musical de evangelização “Discípulos de Fátima”. As crianças da Catequese da Maxieira, ensaiadas pelos "Discípulos de Fátima", encerraram o programa da tarde com um cântico de Natal.

Mais de centena e meia de pessoas acolheram o convite do Grupo de Catequese da Maxieira, que contou também com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva, e do pároco de Fátima, padre Rui Marto, ambos naturais daquela comunidade.

O autor da peça teatral, escrita a pedido da direção nacional do Movimento da Mensagem de Fátima para a peregrinação nacional da associação, é Manuel Arouca. Os actores em palco são crianças e jovens da Paróquia de Fátima.

Em declarações ao Notícias de Fátima, Manuel Arouca recorda como se inspirou para escrever a obra: “Um dia estava a olhar para a janela do quarto e como senti aquela luz que entrava na janela do quarto do Francisco quando já estava muito doente, e aí veio a epifania de escrever a peça recordando os últimos momentos do Francisco”.

A base para o argumento foram as memórias da irmã Lúcia, explica o autor. “Foi tudo muito rápido e abençoado, a mensagem que pretendo destacar é a de como o sofrimento tem um lado santo, e de como, naquela hora da verdade, Francisco dá o testemunho de que Deus é o mais importante na vida de cada um de nós”.

No mesmo contexto, a peça teatral também faz memória de alguns momentos marcantes das aparições do Anjo e de Nossa Senhora.

Créditos das Fotografias: Luís Ferreira

Mais Notícias Paróquia