Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Paróquia Diocese de Leiria-Fátima reunida em Assembleia Sinodal

Diocese de Leiria-Fátima reunida em Assembleia Sinodal

Paróquia - 18 de maio, 2022

Diocese convida para a sessão solene de domingo 

 

No fim de semana de 21 e 22 de Maio a Diocese de Leiria-Fátima reúne-se em Leiria em Assembleia Sinodal, para a fase final do processo diocesano do Sínodo dos Bispos.

 

O programa da Assembleia Sinodal Diocesana concretizar-se-á em dois momentos.

 

No sábado, no Seminário  de Leiria, terão lugar, ao longo de todo o dia, as reuniões sinodais, que terão como base os contributos recebidos dos grupos sinodais ao longo dos últimos meses, para as quais foram convocados em específico os delegados sinodais, convidados a levar uma outra pessoa representante da realidade local que representam, e os membros dos Conselhos Pastoral e Presbiteral. Da Paróquia de Fátima participará o delegado paroquial, José Carlos Prazeres, e Elisabete Silva.

 

No domingo, na Sé de Leiria, realizar-se-á a sessão de encerramento para a qual todos estão convidados. O programa inicia às 17h, com a sessão solene de encerramento, seguindo-se às 19h a celebração da eucaristia.

 

O programa detalhado da sessão de enceramento, no domingo, é o seginte:

17h:

– Intervenção do bispo diocesano, D. José Ornelas
– Testemunhos de dois delegados sinodais, frei Rui Lopes e Ana Bem
– Síntese diocesana, pelo coordenador da equipa diocesana para o Sínodo dos Bispos, pe. José Augusto Rodrigues

19h

– Eucaristia, presidida por D. José Ornelas

 

Recorde-se que a data da realização da Assembleia Sinodal Diocesana foi escolhida precisamente para coincidir com o dia do aniversário da criação da Diocese de Leiria-Fátima, 22 de Maio de 1545. D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, presidirá a todo o programa.

 

Após este encerramento oficial do Sínodo dos Bispos na Diocese de Leiria-Fátima será elaborada a síntese final a entregar à Conferência Episcopal Portuguesa, para a segunda fase do Sínodo dos Bispos, a continental.

 

 

 

 

Mais Notícias Paróquia