Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião A 12 e 13 de Setembro: Fátima acolhe sexta peregrinação da comunidade surda em Portugal

A 12 e 13 de Setembro: Fátima acolhe sexta peregrinação da comunidade surda em Portugal

Religião - 19 de agosto, 2020
Coincidente com os dias da peregrinação internacional aniversária de Setembro, a 12 e 13, Fátima acolhe a sexta edição da peregrinação da comunidade surda em Portugal, uma iniciativa promovida desde 2015 pelo Santuário de Fátima, organizada actualmente em conjunto com o Grupo de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa da instituição.

Foi com “muita alegria” e com o convite para um momento “que é de encontro, de oração, de alegria e convívio”, que o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, comunicou, através de uma mensagem em vídeo, a realização da peregrinação. 

 

A peregrinação da comunidade surda em Portugal tem início no sábado, 12 de Setembro, pelas 17h30, com o acolhimento. Pelas 21h30, o grupo de peregrinos participa no rosário e procissão das velas, inseridos no programa da peregrinação internacional aniversária. No rosário, um peregrino surdo recitará um mistério em Língua Gestual Portuguesa. Pelas 22h30 o grupo participa na celebração da Palavra e procissão do silêncio.

 

No domingo, dia 13, o programa da peregrinação tem início pelas 10h00 com uma catequese sobre a Mensagem de Fátima. Pelas 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, é celebrada missa com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

 

Em informação enviada às redacções, o Santuário de Fátima recorda que a primeira peregrinação da comunidade surda ocorreu em Setembro de 2015 e contou com cerca de três dezenas de participantes. Esta primeira peregrinação realizou-se dois anos após o Santuário ter começado a celebrar uma missa semanal com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

 

O Grupo de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa do Santuário de Fátima é actualmente composto por 12 elementos que, semanalmente, ao domingo, interpretam em Língua Gestual Portuguesa a missa das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

 

Fotografia: Santuário de Fátima

Mais Notícias Religião