Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Alveijar reza a Nossa Senhora da Fonte

Alveijar reza a Nossa Senhora da Fonte

Religião - 6 de outubro, 2019
A 5 de Outubro, a comunidade do Alveijar juntou­ se na ermida que desde há anos é lugar de oração e veneração a Maria, ali invocada como Nossa Senhora da Fonte.

A tarde começou com a oração do rosário, seguiu­ se a Missa, presidida pelo pároco Rui Marto. Durante a celebração eucarística, ao ar livre, o padre Rui Marto vincou precisamente a beleza do lugar, pela proximidade com a natureza. Na homilia, exortou os presentes a “acolherem ­se à proteção de Deus e a colocarem ­se no colo da nossa mãe, Maria, mestra e educadora de todos aqueles que querem aprender espiritualmente”. No final, o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, ali acompanhado pelo presidente da

Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva, dirigiu uma saudação a todos os presentes felicitando­ os pela organização desta iniciativa anual. “A cultura faz­ se também destes momentos, porque preservam as cultura e a tradição dos lugares”, disse Luís Albuquerque. Em diferentes momentos, publicamente, o autarca e o pároco de Fátima fizeram memória de Diogo Freitas do Amaral, que naquele dia ia a sepultar, elogiando a sua personalidade ímpar no mundo da política e da história da democracia em Portugal.

O pequeno lugar onde foi erguido um altar a Nossa Senhora da Fonte, ali venerada sob a figuração de uma estátua de Nossa Senhora de Fátima, é zelado pelos habitantes e dinamizado como lugar de oração e vigília. Fátima Martins é, desde 2017, a coordenadora do Grupo de Oração que ali se reúne em especial nos meses de maio e de outubro, “e sempre que a oração é necessária, por alguém ou por alguma situação particular, seja por que motivo for, problemas familiares, doença”, refere, acrescentando que “é nas ocasiões de sofrimento que as pessoas rezam com maior fervor”.

É também este grupo, com a comunidade local, que organiza a festa anual de 5 de Outubro, com um programa de oração, celebração eucarística e lanche ­convívio. Um dos momentos altos daquele lugar de oração aconteceu em 2017, no Centenário das Aparições de Fátima, quando a Imagem de Nossa Senhora do Rosário que é venerada na Igreja Paroquial ali peregrinou.

Mais Notícias Religião