Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Certificação dos Caminhos de Santiago: Turismo Centro de Portugal e autarquias assinam protocolo

Certificação dos Caminhos de Santiago: Turismo Centro de Portugal e autarquias assinam protocolo

Religião - 24 de março, 2021

As autarquias de Coimbra, Anadia e Condeixa‑a‑Nova assinaram no início deste ano um protocolo de cooperação com o Turismo Centro de Portugal, o qual tem o objectivo de acelerar a certificação e dinamização do Caminho Português de Santiago.

 

A assinatura aconteceu na sequência de actos idênticos realizados no final do ano passado com outros municípios, situados nos territórios por onde passa o Caminho Português de Santiago, nos seus itinerários Caminho Central e Via Portugal Nascente.

 

O protocolo de cooperação estipula que o Turismo Centro de Portugal é a entidade gestora do Caminho Português de Santiago, ao longo do território da Região Centro.

 

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, destacou, em comunicado, a importância de estruturar os Caminhos de Santiago enquanto produto turístico. “Portugal tem 500 mil peregrinos por ano só nos Caminhos de Santiago, que são um activo fundamental. Além disso, os Caminhos permitem a interligação com outros produtos turísticos, como a gastronomia, a natureza, a cultura e o património. Grande parte dos peregrinos faz o caminho por motivos culturais”.

 

Um total de 12 municípios da região Centro são atravessados pelo Caminho Central de Santiago. 

De sul para norte: Vila Nova da Barquinha, Tomar, Ferreira do Zêzere, Alvaiázere, Ansião, Penela, Condeixa‑a‑Nova, Coimbra, Mealhada, Anadia, Águeda e Albergaria‑a‑Velha.

Este Caminho segue depois para norte, até terminar em Santiago de Compostela.

 

Fotografia: Turismo de Portugal

Mais Notícias Religião