Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião D. José Ornelas nomeado bispo da diocese de Leiria-Fátima, toma posse a 13 de Março na Sé de Leiria

D. José Ornelas nomeado bispo da diocese de Leiria-Fátima, toma posse a 13 de Março na Sé de Leiria

Religião - 28 de janeiro, 2022
O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do cardeal D. António Marto e nomeou para bispo de Leiria-Fátima o actual bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

O anúncio oficial por parte do Vaticano foi realizado esta manhã no Boletim Informativo Diário da Santa Sé

"O Santo Padre aceitou a demissão do governo pastoral da Diocese de Leiria-Fátima (Portugal) apresentada por Sua Eminência o Cardeal António Augusto dos Santos Marto. O Santo Padre nomeou Bispo da Diocese de Leiria-Fátima (Portugal) S.E. Dom José Ornelas Carvalho, S.C.I., transferindo-o da Diocese de Setúbal".

 

A informação da diocese de Leiria-Fátima chegou de seguida às redacções: D. José Ornelas é nomeado bispo da diocese de Leiria-Fátima e toma posse no dia 13 de Março. No website da diocese foram disponibilizadas duas mensagens: a de Saudação de D. António Marto a D. José Ornelas e a de D. José Ornelas às Igrejas de Setúbal e de Leiria-Fátima.

 

D. António Marto, na mensagem vídeo, anuncia a aceitação do seu pedido de renúncia e a nomeação de D. José Ornelas "com sentimentos de louvor e de júbilo" exprime ao seu sucessor "o nosso regozijo", dando-lhe "as boas-vindas mais fraternas e calorosas: Bendito o que vem em nome do Senhor!". Anuncia ainda que se manterá na diocese como Administrador Apostólico até à tomada de posse do novo bispo, a 13 de Março, na catedral de Leiria.

 

Por seu lado, D. José Ornelas, em mensagem divulgada pelas dioceses de Setúbal e de Leiria-Fátima, endereça "uma saudação amiga aos membros destas duas Igrejas, esperando ter ocasião de fazer chegar a cada uma delas, de forma mais pessoal, a expressão da minha gratidão, estima e esperança".

 

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, tornou também de imediato pública uma mensagem da instituição em que agradece ao cardeal D. António Marto, e na qual que refere não ter dúvidas "de que ficará no coração dos peregrinos de Fátima, quer pela sua proximidade, quer pela profundidade da sua reflexão sobre Fátima e a sua Mensagem quer, ainda, pela sua solicitude pastoral”. O reitor dá também  as boas-vindas ao novo bispo, lembrando a ligação de D. José Ornelas à instituição, "sobretudo porque presidia e preside ao Conselho Nacional da Conferência Episcopal para o Santuário de Fátima. 

 

Também a Paróquia de Fátima, no perfil oficial no facebook,  "agradece reconhecida o trabalho pastoral do senhor cardeal D. António Marto ao longo dos anos em que serviu a diocese de Leiria-Fátima e saúda com esperança a chegada de D. José Ornelas".

 

O próximo bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas Carvalho, S.C.I, é natural da ilha da Madeira, tem 68 anos, está à frente da Diocese de Setúbal desde 2015, ano em que foi ordenado bispo. Antes disso foi responsável mundial pela Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). 

   

Foto: D. José Ornelas / Agência Ecclesia

Mais Notícias Religião