Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Mês do Rosário na paróquia de Fátima encerra com Cantata a Nossa Senhora

Mês do Rosário na paróquia de Fátima encerra com Cantata a Nossa Senhora

Religião - 22 de novembro, 2019
O serão de 30 de Outubro na Paróquia de Fátima foi dedicado a Nossa Senhora. A Cantata de Louvor, no encerramento do Mês do Rosário e do Ano Missionário, foi ocasião de especial veneração mariana, no caso sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Fátima, no centenário da descoberta da Imagem venerada, que esteve escondida dentro de uma parede do espaço de culto durante mais de um século. Com a recitação do rosário como fio condutor, o programa contemplou momentos de escuta e meditação da Palavra, oração, música, canto, teatro e dança.

Os momentos de oração do rosário e alguns momentos musicais estiveram ao especial encargo das diferentes comunidades da Paróquia de Fátima, as oito que a Padroeira tinha visitado ao longo do mês – Giesteira, Boleiros, Maxieira, Ortiga, Montelo, Lombo d’Égua e Moita Redonda – e da própria comunidade de Fátima.

Os restantes momentos musicais foram apresentados pelo Conservatório de Musica de Ourém‑Fátima, nas diversas áreas artísticas em que a instituição trabalha.

Ao longo da noite, um grupo de jovens recriou, sob a forma de uma encenação, o contexto histórico e social que levou alguns poucos paroquianos a esconderem numa parede da Igreja a Imagem da Virgem ali venerada e a deixar essa acção cair no esquecimento, a tal ponto que estátua só seria encontrada mais de um século depois, durante umas obras de ampliação da Igreja. Em alguns momentos deu ‑se lugar à expressão artística da dança, por crianças e jovens, sempre com apresentação de trabalhos de louvor a Maria.

Ao final da noite, o pároco de Fátima, padre Rui Marto, agradeceu a todos quantos prepararam e organizaram o programa e sublinhou o “singular e único momento” que ali tinha tido lugar.

Agradeceu também a presença de todos quantos se associaram e participaram naquele momento de oração e cultura. “Em conjunto com as comunidades da paróquia, a quem estou muito agradecido, vários projectos culturais e pessoas participaram activamente na organização de toda a Cantata e têm o meu agradecimento, nomeadamente, o Conservatório de Música de Ourém‑Fátima, com os diversos projetos musicais; a Escola de dança da Professora Reme (Remédios); o Grupo de Jovens da Paróquia, que junto com o Agostinho e o António Guerra tomaram a seu cargo a encenação teatral, além dos serviços do Gonçalo, na sonoplastia, e de muitas outras colaborações dedicadas”, refere o pároco Rui Marto.

Uma oração final do Pároco encerrou o serão: “a prece e o desejo de que a Mãe do Céu a todos abençoe, a nossa Paróquia, as famílias e os que mais precisarem”.

Mais Notícias Religião