Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Padre Pedro Viva partilha a sua experiência como capelão hospitalar

Padre Pedro Viva partilha a sua experiência como capelão hospitalar

Religião - 4 de março, 2021
A 11 de Março, próxima quinta-feira, o padre Pedro Viva, do presbitério da Diocese de Leiria-Fátima, dará testemunho da sua experiência como capelão hospitalar no Hospital de Santo André/Leiria.

A iniciativa é organizada pela Paróquia de Fátima, terá início às 21h30, a duração de aproximadamente uma hora e será transmitida online em directo. Todos são convidados a participar, mediante inscrição prévia gratuita que deve ser efectuada no formulário: https://forms.gle/7iwbWVQk9P9rUXHX6.

 

Em jeito de antecipação, o padre Pedro Viva confirma que, enquanto capelão hospitalar, “este tempo de pandemia tem sido mais desafiante do que o habitual”. “Os medos iniciais de contágio foram diminuindo, embora não desaparecendo totalmente; todos os cuidados são poucos. Sinto a minha acção mais limitada do que noutros tempos. Para que não haja o risco de contágio, apenas acompanho o doente quando ele o solicita ou a sua família me pede. Sinto falta de visitar livremente os doentes e os próprios profissionais de saúde, esta situação faz-nos perder algo de essencial, mas são as contingências deste tempo”, refere.

 

Com 43 anos de idade, o padre Pedro Viva foi ordenado sacerdote em Novembro de 2004.

 

No seu perfil do Facebook, o padre Pedro Viva partilhou, a 9 de Julho de 2020: “Hoje pude visitar, pela primeira vez, alguns doentes com COVID-19, no Hospital de Santo André - Leiria. Ainda não sou capaz de dizer muito sobre esta experiência. Apenas, para já, agradecer a oportunidade que Deus me deu de me sentir útil”. Alguns meses depois deste primeiro impacto, o sacerdote partilhará a sua experiência pastoral no próximo dia 11.

 

O padre Pedro Viva é capelão e membro da Comissão de Ética do Hospital de Santo André, director do Serviço Diocesano de Pastoral da Saúde e do Serviço para o Diaconado Permanente, assistente diocesano do Centro Voluntários do Sofrimento, da Juventude Operária Católica (JOC) e da Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde – Direcção Regional de Leiria. É também Conselheiro Espiritual da Fundação Maria Mãe da Esperança e membro do Colégio de Consultores.

 

Mais Notícias Religião