Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Paróquia de São Mamede celebra 100 anos com o lançamento de um terço em pedra calcária

Paróquia de São Mamede celebra 100 anos com o lançamento de um terço em pedra calcária

Religião - 12 de agosto, 2020
Apresentado no domingo, 9 de Agosto, em cerimónia que contou com a presença da população local, o terço celebrativo do centenário da Paróquia de São Mamede usou a pedra calcária como matéria-prima, foi concebido pela Filstone, empresa de Fátima, e produzido na íntegra por empresas do concelho de Ourém.

“Este terço é também um símbolo que representa 100 anos de um passado da história religiosa desta paróquia, com todas as comunidades que foram crescendo e que se formaram”, afirma o padre Armindo Rodrigues, pároco de São Mamede. “É uma mais-valia ser confecionado em pedra original da serra, símbolo desta nossa terra, tão rica de rocha que é também um forte símbolo de Cristo”, acrescenta.

 

De acordo com informação da Filstone, as contas do terço foram feitas a partir de Filstone Blue M, "um tipo de rocha calcária extraída da Filstone que se carateriza pela ligeira tonalidade azul".

"Depois de cortadas e alisadas, as contas adquiriram formatos distintos, em alusão à calçada portuguesa. O encadeamento do terço, feito de forma manual por artesãos locais, traz igualmente um cunho único, tornando cada terço numa peça irrepetível. A pedra apresenta-se de forma natural, sem acabamento, da forma que é extraída da natureza", explica a empresa.

 

Também as medalhas foram personalizadas em referência à paróquia: a conta da Salve-Rainha contém a imagem de Nossa Senhora dos Remédios, de grande devoção em toda a freguesia. A medalha central mostra o actual símbolo criado para identificar a Paróquia e, no verso, o brasão da freguesia de São Mamede. Nos mistérios estão representados os oragos e capelas que, unidas à Igreja Matriz, formam a paróquia.

 

Além da Filstone, estiveram envolvidas na concepção do terço as empresas MRP–Sociedade Unipessoal (Bairro), Silaco (Urqueira) e Mário Santos Felicíssimo–Unipessoal (Bairro), todas do concelho de Ourém. O projecto contou com o apoio da Junta de Freguesia de São Mamede.

 

De edição limitada, o terço está à venda junto da igreja paroquial.

Mais Notícias Religião