Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Santuário reforça plano de contingência para a peregrinação de Outubro

Santuário reforça plano de contingência para a peregrinação de Outubro

Religião - 30 de setembro, 2020
O Santuário de Fátima, em diálogo com a Direcção Geral de Saúde, estabeleceu um conjunto de medidas adicionais para a Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de Outubro, com o intuito de reforçar o Plano de Contingência em tempo de pandemia. “Estas medidas adicionais têm como objectivo minimizar o risco de transmissão de infecção da Covid-19 entre os participantes nas celebrações desta peregrinação”, informa um comunicado da instituição.“A protecção da saúde dos peregrinos e de todos quantos trabalham no Santuário tem sido, de resto, uma preocupação constante do Santuário”, salienta a mesma nota. Neste sentido, tendo em conta a situação epidemiológica actual, “vemo-nos forçados a restringir o acesso dos peregrinos, limitando o número de participantes nas celebrações da peregrinação”, lê-se ainda no comunicado acabado de divulgar.

Assim, é reforçada a sinalética, com informações mais específicas para esta peregrinação e, na divulgação prévia, dar-se-á especial relevo à necessidade de cumprir as regras de segurança que vigoram em tempo de pandemia. Será indicada a necessidade de uso de máscara durante as celebrações, mesmo no espaço aberto do Recinto de Oração.

É feita uma delimitação de alguns espaços de maneira a criar perímetros de segurança e a vedar o acesso a locais suscetíveis de aglomerações.

Para que haja uma uniforme disposição da assembleia no recinto, são criadas, com marcações no solo, áreas circulares de ocupação, devidamente distanciadas. Em cada círculo poderá estar apenas um número limitado de pessoas coabitantes. De acordo com os planos efetuados, estimamos uma presença de cerca de 6.000 pessoas no recinto, numa área útil de 48 000m2, o que equivale a uma média de 8m2 por pessoa.

O acesso ao Recinto de Oração é feito por oito entradas, com diversos meios de controlo. As deslocações no recinto só podem ser feitas nos corredores assinalados.Todos os movimentos são constantemente monitorizados através dos meios de vídeo-vigilância, de modo a permitir em tempo real, decisões que sejam necessárias para controlo de situações de potencial risco.

Os peregrinos que desejarem participar nas celebrações da noite do dia 12 e da manhã do dia 13 só poderão entrar no recinto nas entradas devidamente assinaladas, e daí serão conduzidos por acolhedores para as áreas de ocupação de acordo com os critérios estabelecidos e aí deverão permanecer até saírem do Recinto de Oração. Serão estes acolhedores que monitorizarão os espaços de forma a garantir que as vias de circulação fiquem desimpedidas para uma fácil deslocação dos peregrinos.

O fluxo de peregrinos no exterior do Recinto de Oração será gerido pelas forças de segurança, nomeadamente a GNR que, a montante, garantirá o controlo de aproximação às zonas limítrofes do Santuário.

Estas orientações complementam o Plano de Contingência do Santuário elaborado com base nas normas de controlo de infeção definidas pela Direção Geral da Saúde, com quem o Santuário tem mantido uma relação estreita, nas orientações da Conferência Episcopal Portuguesa para a celebração do culto público católico no contexto da pandemia e no Plano de Contingência para Infecções Respiratórias por Coronavírus do Santuário de Fátima, informa ainda instituição.

 

Mais Notícias Religião