Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade "A Tasca do Pai", na Fundação Arca da Aliança

"A Tasca do Pai", na Fundação Arca da Aliança

Sociedade - 13 de abril, 2021
Se, por um lado, a pandemia trouxe momentos adversos, por outro também nos trouxe o desafio de sabermos reconhecer e criar momentos felizes reinventando-nos. A Aldeia Intergeracional está ambiciosa, com vontade de inovar e “só” querer a felicidade dos seus residentes.

Uma tasca num lar? Sim, foi possível. No passado dia 19 de Março, Dia do Pai, reuniu todos os homens valentes daquela casa para recriar uma tarde tradicional, similar às tardes do seu passado cujo lema foi "Tasca do Pai - A certeza de um amigo para sempre".

 

Preparou e decorou um espaço da instituição como se fosse uma verdadeira tasca: decoração a rigor com elementos e azulejos tradicionais, loiça típica portuguesa e claro, um petisco delicioso preparado pela equipa da cozinha.

 

O início da tarde foi marcado por emoções intensas: a visualização de vídeos realizados pelos filhos despoletou lágrimas, sorrisos e ainda mais saudades. Após limparem as lágrimas que escorriam nos seus rostos agruparam-se para jogar às cartas – bisca e sueca foram os jogos predilectos. Para acompanhar o jogo e abrir o apetite, nas mesas já estavam amendoins, tremoços e azeitonas.

 

Depois de uma bela cartada os residentes foram desafiados a assar a chouriça com a técnica do álcool. Enquanto assumiam a sua responsabilidade a equipa técnica preparava a logística para servir o petisco completo: moelas, pica -pau, queijo fresco, ovos mexidos, morcela grelhada e presunto. O petisco foi ainda acompanhado com gasosa e groselha que ajudou a digerir o lanche.

 

Sem dúvida que a satisfação dos residentes da Aldeia Intergeracional, se traduziu na vontade de repetir uma tarde marcada pelo cheiro, pelas memórias, pela saudade e pela nostalgia dos tempos que já nem lá fora decorrem.

 

Mais Notícias Sociedade