Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Campanha nacional solidária “Papel por alimentos” também em Fátima

Campanha nacional solidária “Papel por alimentos” também em Fátima

Sociedade - 21 de novembro, 2019
A Cáritas Paroquial de Fátima é, pelo terceiro ano consecutivo, um dos parceiros da campanha nacional promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, que, em síntese, troca papel recolhido e entregue aos Bancos Alimentares Contra a Fome por produtos alimentares básicos, numa parceria que também envolve empresas certificadas de recolha e tratamento de resíduos.

Eugénia Silva, coordenadora do grupo de trabalho da Cáritas Paroquial, explica que a adesão à campanha é, no caso de Fátima, realizada em ligação ao Banco Alimentar de Leiria‑Fátima. “Agradecemos ao grupo de pessoas, instituições e empresas que de forma mais ou menos periódica nos oferece o papel, que nós depois entregamos ao Banco Ali‑ mentar de Leiria. Por cada tonelada de papel fino recebemos 50 euros em leite e conservas, o que, a juntar a outros bens que conseguimos noutras ações de recolha que promovemos, é um muito bom apoio a quem necessita”, afirma Eugénia Silva.

Papel fino significa jornais/revistas, fotocópias, papel de rascunho, impressos  e folhetos publicitários, envelo‑ pes, papéis timbrados e arquivos mortos. Cartão, não.

Como posso colaborar?

Em Fátima, no âmbito da campanha “Papel por Alimentos”, as entregas de papel podem ser efetuadas diretamente na sede da Cáritas Paroquial de Fátima, no Salão Paroquial, por detrás da Junta de Freguesia, às Terças ‑feiras entre as 16h e as 17h e ao Sábado entre as 9h30 e as 10h30. Podem também ser combinadas recolhas pelo grupo de trabalho. Basta agendar junto da Cáritas: 915 781 126.

A campanha “Papel por Alimentos” junta propósitos ambientais aos de solidariedade, já que o papel recolhido é, por um lado, reciclado e, por outro, convertido em produtos alimentares a distribuir pelos mais carenciados. A ação pretende ainda incentivar o voluntariado, envolvendo Instituições que diariamente se abastecem nos Bancos Alimentares, dando‑lhes oportunidade de terem um papel ativo no seu processo de abastecimento: entregam papel no Banco Alimentar ao recolherem alimentos.

Mais do que números, pessoas

‑ A campanha “Papel por Alimentos” começou a ser dinamizada em Fátima em 2017. Durante este tempo, até ao primeiro semestre de 2019, o papel entregue ao Banco Alimentar de Leiria resultou em aproximadamente 800 quilos de alimentos confiados à Cáritas Paroquial para apoio solidário.

‑ A Cáritas de Fátima apoia atualmente 48 agregados familiares, num total de 122 pessoas, das quais 19 são crianças até aos 12 anos.

Mais Notícias Sociedade