Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Cartório Notarial de Fátima abre novas instalações

Cartório Notarial de Fátima abre novas instalações

Sociedade - 19 de junho, 2020
O Cartório Notarial de Fátima abriu novas instalações na Avenida Beato Nuno, n.º 23, na Cova da Iria, igualmente perto da Rotunda dos Pastorinhos – mais conhecida como Rotunda Sul –, no passado dia 1 de Junho, numa mudança que pretendeu não só beneficiar toda a cidade em si com um novo espaço, mas, sobretudo, todos os que procuram ou necessitam dos seus serviços.

A notária, Dra. Maria José Coutinho, a prestar serviços em Fátima há mais de dez anos, justifica esta necessidade de mudança: “Este novo espaço notarial, agora sito no Edifício Parque dos Pastores, além da sua igual centralidade face ao anterior, oferece, todavia, melhores condições a quem necessita de recorrer aos serviços notariais”. E acrescenta: “Já há muito tempo que existia uma preocupação em disponibilizar um espaço mais inclusivo, que fosse adaptado a receber pessoas portadoras de deficiência física ou com outros tipos de limitação motora.

 

Estas novas instalações do Cartório Notarial de Fátima, agora localizadas ao nível do piso térreo e com portas alargadas propositadamente para garantir uma total acessibilidade a pessoas em cadeira de rodas, visam assegurar isso mesmo”.

 

Entre os diferentes tipos de serviços prestados pelo Cartório Notarial de Fátima, a sua principal função consiste em dar forma legal e conferir fé pública aos actos jurídicos extrajudiciais.

 

Contudo, a notária reforça que continua a existir muito desconhecimento sobre qual a oferta real de serviços de um cartório notarial como o que está presente na cidade: “Para além da realização de escrituras de compra e venda, também se prestam serviços relativos a partilhas, doações de bens imóveis, hipotecas voluntárias, propriedade horizontal, testamentos, habilitações de herdeiros, certidões e públicas forma, procurações, justificações, reconhecimentos, certificação de traduções, autenticações de documentos, registo predial, automóvel e comercial (através da constituição de sociedades online, do registo de actos societários, aumentos de capital social, cessão de quotas, fusão de sociedades), entre outros”.

 

De salientar que “é o Cartório Notarial de Fátima que possui o acervo documental do antigo arquivo público do extinto Cartório Notarial de Ourém, o qual hoje em dia se situa também nestas novas instalações em Fátima e onde se podem encontrar documentos datados desde 1974”, refere Dra. Maria José Coutinho.

 

Não obstante das novas instalações, a notária de Fátima continua a disponibilizar‑se sempre para deslocações a lares de terceira idade, a residências particulares e a sedes societárias.

E, para desfazer uma dúvida bastante comum, a própria Dra. Maria José Coutinho recorda: “Escrituras? Só mesmo no notário!”.

Mais Notícias Sociedade