Notícias de Fátima
Religião Lazer Sociedade Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima
PUB
Home Sociedade Covid-19 - Concelho enfrenta pior fase da pandemia

Covid-19 - Concelho enfrenta pior fase da pandemia

Sociedade - 5 de February, 2021
No início desta semana, o concelho de Ourém contava com 2 769 casos confirmados de Covid-19, 1 590 recuperados, 1 120 activos e 59 óbitos, informou o coordenador da protecção civil, Miguel Freire, no decorrer da reunião pública do executivo municipal de 1 de Fevereiro.

Uma percentagem significativa destes casos ocorreu em equipamentos sociais, referiu o responsável, lembrando que Ourém é o concelho do distrito de Santarém - e talvez até do país - com mais estruturas deste género: tem actualmente 60 instituições, que envolvem um total de 4 300 pessoas, entre utentes e funcionários. 

 

Só em Janeiro foram detectados surtos em 17 instituições, contudo "tem sido possível dar o apoio necessário", no sentido de "mitigar o mais rápido possível" esses casos, informou.

 

Ao nível dos estabelecimentos de ensino, "no dia 22 de Janeiro, quando se interrompeu a actividade lectiva presencial, havia 32 turmas em isolamento, num total de 304 turmas", adiantou ainda.

 

Relativamente aos bombeiros e forças de segurança, também "têm ocorrido alguns casos, mas nunca puseram em causa o funcionamento destas estruturas", acrescentou.  

 

"Encontramo-nos na pior situação de sempre", reconheceu Miguel Freire, adiantando: "Nunca houve números tão elevados de casos, óbitos e isolamento". Segundo o responsável, esta situação tem acarretado algumas dificuldades no "rastreio célere de todos os casos. São muitos os casos, não estávamos preparados para um impacto destes".

 

Miguel Freire vê na vacina uma esperança. Contudo, defendeu que é importante continuar a seguir todas as medidas de contenção.

 

Créditos da fotografia: Humberto Magro  

 

Mais Notícias Sociedade