Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade JMJ Lisboa 2023 - Participar e acolher são a palavra de ordem em Fátima

JMJ Lisboa 2023 - Participar e acolher são a palavra de ordem em Fátima

Sociedade - 18 de novembro, 2022

A Equipa de Acolhimento Local (EAL) em Fátima para a Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ 2023) apresentou‑se à população na noite de 4 de Novembro, no Salão Paroquial de Fátima. Ao grupo inicial juntaram‑se imediato e nos dias seguintes novos membros. A EAL pretende continuar a congregar todos quantos queiram e possam ajudar no acolhimento aos muitos jovens que Fátima e a região esperam receber antes e após este evento‑celebração internacional.

 

Integrada num grupo de trabalho mais abrangente, o do Comité Organizador Vicarial (COV) de Fátima, que junta as paróquias de Atouguia, Fátima, Santa Catarina e São Mamede, a EAL de Fátima tem duas funções principais. A primeira tem de ver com a apoio ao Comité Organizador Diocesano (COD) para a JMJ 2023 na facilitação das inscrições dos jovens de Fátima que pretendam participar nas actividades e celebrações em Lisboa, entre 1 a 6 de Agosto de 2023.  

 

A Diocese de Leiria‑Fátima tem como meta levar pelo menos 1 500 jovens – entre os 14 e os 30 anos de idade – de todas as paróquias aos chamados “actos centrais” da JMJ Lisboa 2023;  em breve o COD disponibilizará mais informações sobre as inscrições como grupo diocesano.

 

A segunda tarefa da EAL prende‑se com o acolhimento e organização de iniciativas em Fátima direccionadas aos muitos jovens que antes dos eventos principais em Lisboa visitarão a região, nos designados Dias nas Dioceses, ou para os que virão a Fátima após as actividades em Lisboa. Nesta vertente a diocese de Leiria‑Fátima apresenta como meta acolher 10 000 jovens, em todas as paróquias. E é sobretudo para este âmbito que a EAL pede a colaboração de todos os fatimenses, de todas as famílias, associações e instituições, para que ajudem no acolhimento fraterno e  hospitaleiro aos jovens durante os dias em que estejam em Fátima, e na organização e promoção de iniciativas de âmbito religioso, cultural e social, que contribuam para uma melhor vivência da fé e conhecimento da tradição e cultura locais.

 

“Queremos levar os nossos jovens a participar, e queremos receber, acolher os jovens estran‑ geiros, envolvendo a comunidade, como espaço de intercâmbio cultural e espiritual”, refere a EAL. Sara Lopes, Pedro Vieira e Lina Fernandes estão no grupo de coordenação da EAL.

 

Ao Notícias de Fátima dão conta que “após a apresentação do início do mês já foram realizadas várias reuniões com pessoas e entidades locais e está a correr muito bem a adesão dos fatimenses ao acolhimento dos jovens, temos agendadas outras reuniões para breve, Fátima sabe e quer acolher”. Para o acolhimento dos jovens peregrinos estrangeiros, que pode ser em família ou por exemplo num pavilhão de uma associação, numa congregação ou outro organismo civil ou religioso, o COD de Leiria‑Fátima disponibiliza online um formulário de candidatura, que pode também ser pedido por e‑mail à EAL de Fátima: 

paroquiadefatimajmj2023@gmail.com.

 

Desde o momento da realização da reunião de 4 de Novembro foram várias as famílias e instituições de Fátima a apresentar‑se para colaborar. O ponto da situação em termos diocesanos é o seguinte (dados de 4 de Novembro): 547 famílias da diocese estão inscritas como famílias de acolhimento; podem acolher 1 544 jovens. Calcula‑se que as 30 paróquias da diocese já inscritas (são mais de 70) para o acolhimento possam acolher cerca de 4  000 em família ou em espaços colectivos. À diocese chegaram até ao momento 70 pedidos de grupos estrangeiros de jovens, dos quais 18 já foram aceites, estando assim confirmados quase 3  500 jovens que se propõem passar pela região. 

Mais Notícias Sociedade