Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Mirtilos, as estrelas da Fruto da Silveira

Mirtilos, as estrelas da Fruto da Silveira

Sociedade - 5 de junho, 2020
Criar uma plantação de mirtilos? Amaro Pereira e a Jorge Custódio há 10 anos, diriam que a ideia era descabida. Mas já vai no segundo ano de produção.

A iniciar o segundo ano de colheita, Susana e Jorge esperam colher até Setembro 3000 quilos de mirtilos. “Aos cinco anos de idade uma planta poderá dar até 3 / 4 quilos por época, o que na nossa plantação significa que, em condições muito favoráveis, poderíamos colher mais de 15000 quilos”, explica Susana, mas acrescenta que “o facto de não estarmos a utilizar químicos para o controlo de pragas, é sem dúvida um entrave ao aumento da produção, no entanto poder comer um fruto directamente da planta, faz‑nos sentir que este é o caminho certo”.

 

O casal quis apostar no comércio de proximidade, estando apenas a fornecer clientes nacionais. Tem alguns pontos de venda em Fátima, Ourém, Leiria e Lisboa, mas também vendem directamente na exploração a quem os quer visitar e ver como tudo funciona. 

 

Entretanto, o casal tem outros projectos na manga que nos desvendou na edição impressa de 06 de junho de 2020.

 

Fotografias: Humberto Magro

Mais Notícias Sociedade