Notícias de Fátima
Autárquicas 2021 Religião Lazer Sociedade Educação Desporto Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima
PUB
Home Sociedade Município homenageia Luís Vieira Marques a título póstumo e outras personalidades

Município homenageia Luís Vieira Marques a título póstumo e outras personalidades

Sociedade - 8 de July, 2021
Além da homenagem aos profissionais de saúde, no Dia do Município foram ainda distinguidas e outras personalidades.


Entre elas, estava o falecido Luís Vieira Marques, fundador da Casa do Povo de Fátima. "Pelo seu contributo para o desenvolvimento social e cultural deste concelho, nomeadamente pela disponibilidade, empenho, competência e dedicação com que desempenhou funções nos órgãos da Casa do Povo de Fátima", a autarquia decidiu atribuir-lhe, a título póstumo, a medalha de mérito municipal.

 

A receber a distinção estiveram as filhas Maria Fernanda, Noémia e Alda Gonçalves Marques, que agradeceram a homenagem feita ao seu pai, "um homem humilde que dedicou a vida a causas nobres e a grandes obras".

 

Luís Vieira Marques nasceu a 21 de Outubro de 1931, no seio de uma família humilde de agricultores, carinhosamente tratado por tio Luís, teve como lema de vida "de mãos dadas com o passado e de olhos postos no futuro". 1969 foi o ano de partida para a criação da Casa do Povo de Fátima, uma árdua tarefa, que com a ajuda de amigos culminou numa das mais antigas e reconhecidas associações do concelho de Ourém.

 

Como defensor das tradições populares, foi responsável pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Fátima, criando, anos mais tarde, o Rancho Infantil da Casa do Povo de Fátima. Foi presidente da Junta de Freguesia de Fátima entre 1974 e 1976. E um dos fundadores da Associação Folclórica da Região de Leiria Alta Estremadura. Esteve ainda ligado ao Centro Paroquial de Fátima, hoje Centro Desportivo de Fátima, onde dedicou alguns anos da sua vida sempre com grande disponibilidade. O seu trabalho nem sempre foi reconhecido mas foi acarinhado por muitos.

 

Foram ainda agraciados com a medalha de mérito municipal as seguintes personalidades e empresas: Carlos Santos Pereira, a título póstumo, no desempenho de funções na comunicação social local, nacional e internacional; A Bela Noiva, pelo seu contributo no âmbito do desenvolvimento empresarial do Concelho de Ourém; Mário Costa Pereira, pelo desempenho de funções ao serviço da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém; Rui Rodrigues de Melo, a título póstumo, no desempenho de funções na Comunicação Social do Concelho de Ourém; Benevenuto de Oliveira Dias, a título póstumo, no desempenho de funções enquanto Pároco de Freixianda. 

 

Cremilde Sousa, Célia Lopes, Domingas Silva e Maria Alexandra Santos receberam a medalha de bons serviços, pelos 25 anos de trabalho efectivo ao serviço do Município de Ourém.

 

Fotografia: Filhas de Luís Vieira Marques receberam a distinção em nome do pai.  

Mais Notícias Sociedade