Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Pão caseiro: Brincadeira que vira negócio

Pão caseiro: Brincadeira que vira negócio

Sociedade - 2 de abril, 2021

Sempre com uma agenda muito preenchida, Joaquim Pereira passava os dias entre os consultórios de Fátima e Pombal a dar consultas de Reflexologia, mas a pandemia deixou‑o sem clientes e aquilo que começou por ser uma “brincadeira” é agora encarado como um complemento para fazer face às despesas do dia a dia. O projecto ganhou o nome de "Pão do Ferreirito", já que o alojamento local de que Joaquim é proprietário está registado como "Casa do Ferreirito", nome do seu bisavô, ferreiro de profissão e e construtor do conhecido tanque do Ferreiro, em Pinheiro do Murtal/Ourém.

 

“No primeiro confinamento do ano passado, eu fiz questão de aprender a cozer pão”, começa por contar, referindo que aprendeu com a sua mãe. “Ela é que normalmente cozia, mas infelizmente a idade dela já não é a melhor e acabei por aprender com ela”. As primeiras fornadas saíram “razoavelmente”, afirma, mas salienta que “só cozia por brincadeira e para casa”.

 

Com a chegada do Verão, deixou de cozer devido ao calor e só voltou a pôr as mãos na massa em Setembro. Foi também nessa altura que decidiu partilhar no Facebook que tinha estado a cozer pão e os comentários não se fizeram esperar. “Ai tão bom, ai quem me dera, ai se eu pudesse, etc, etc”. Joaquim não reagiu, mas, na semana seguinte, voltou a recorrer àquela rede social para dizer que, se alguém estivesse interessado, aceitava encomendas.

 

Resultado: na terceira semana já tinha encomendas e, a partir daí, foi “sempre aumentando, aumentando, aumentado” e, agora, coze três dias por semana e até já tem clientes em Almada.

 

Para já, o pão do Sr. Joaquim pode ser encomendado através do seu Facebook (@joaquimterapeutadereflexologia) e também está à venda em Fátima, na loja de frutos secos “Casca Rija”, situada na Rua Santa Isabel, em Fátima, junto ao Hotel Cinquentenário. Cada pão pesa cerca de 750 gramas e custa dois euros.

 

 

Mais Notícias Sociedade