Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Pessoas de 71 nacionalidades residem no concelho de Ourém

Pessoas de 71 nacionalidades residem no concelho de Ourém

Sociedade - 8 de julho, 2021
Ourém é o segundo concelho do distrito de Santarém com mais imigrantes.

Neste momento, residem pessoas de 71 nacionalidades diferentes no concelho de Ourém. Este dado foi avançado pela secretária de Estado para a Integração e as Migrações, que veio a Ourém no passado dia 20 de Junho, Dia do Município de Ourém e também Dia Mundial do Refugiado, assinar o protocolo para a implementação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes.

 

Para Cláudia Pereira, esta multiplicidade de nacionalidades "é uma riqueza imensa".

 

Segundo a governante, os imigrantes representam 5% (2160 imigrantes) da população do concelho, que ronda os 44 mil habitantes. Desse número, há três nacionalidades que se destacam, totalizando mais de metade da população estrangeira do concelho: brasileiros (60%), ucranianos e romenos. Mas "também há outras nacionalidades expressivas", como italianos, franceses, espanhóis, chineses, indianos, paquistaneses e angolanos, referiu Cláudia Pereira. Adiantou também que Ourém é o segundo concelho do distrito de Santarém com mais imigrantes. 

 

Ainda de acordo com a secretária de Estado, "o número de portugueses no estrangeiro é cerca de 2,3 milhões, ou seja, 22% da população portuguesa é emigrada". Quanto ao número de estrangeiros em Portugal, é cerca de 7% (perto de 700 mil), referiu Cláudia Pereira, que revelou ainda outros dados. Segundo a governante, em 2015 havia 37 mil crianças estrangeiras nas escolas e, agora, há 53 mil. Na sua perspectiva, "é um grande aumento".

 

Importa destacar que o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes - CLAIM funciona de segunda a sexta-feira, entre as 09h e as 17h. Os contactos são os seguintes: Telefone: 249 070 305 / 911 750 283; e-mail: claim@cm.ourem.pt

 

Com a inauguração do Centro CLAIM de Ourém a Rede CLAIM alcança 125 centros instalados em território nacional, aos quais se somam os três Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), em Lisboa, no Porto e em Faro.

 

Os dados completos sobre a situação da imigração no país e em concreto no concelho de Ourém estão disponíveis na edição impressa de 2 de Julho de 2021. 

 

Créditos da Fotografia: Alto Comissariado para as Migrações 

Mais Notícias Sociedade