Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Um dos candidatos a bastonário da Ordem dos Advogados visita Ourém

Um dos candidatos a bastonário da Ordem dos Advogados visita Ourém

Sociedade - 22 de novembro, 2019
Varela de Matos, um dos candidatos a Bastonário da Ordem dos Advogados, visitou no início de Novembro a Comarca de Ourém, ocasião em que reuniu com os advogados locais. Uma das principais preocupações que lhe foram transmitidas tem que ver com “a falta de trabalho dos advogados de Ourém e de Fátima, em resultado do encerramento parcial do Tribunal de Ourém, que foi esvaziado de competências, deslocadas para Santarém e Leiria”.

“Muitos tribunais do interior passam por este problema, que prejudica os advogados no exercício da profissão e também na vida pessoal, já que têm de fechar os seus escritórios e mudar‑se para os grandes centros urbanos.

No caso de Ourém, as matérias Crime, Cível e de Meno‑res deixaram de ser tratadas nesta Comarca. Isto resulta em menos trabalho para os advogados daqui, mas também em contratempos para os cidadãos, que, para verem tratados assuntos como divórcios e de regulação do poder paternal, têm de se deslocar mais longe”, disse o candidato.

Uma das propostas deste candidato visa a retoma de competências pelos Tribunais em matérias relacionadas com Partilhas. “Com a entrega das Partilhas aos Notários, os advogados fica‑ ram também sem este trabalho; quando falamos em desertificação precisamos de falar também disto, porque os advogados, se não têm trabalho, fecham os seus escritórios”.

As eleições para Bastonário da Ordem dos Advogados para o triénio 2020‑2022 realizam ‑se a 27, 28 e 29 deste mês.

Nascido no Ribatejo, Varela de Matos foi criado no Alentejo e exerce a sua profissão em Lisboa. Integra a sua lista a advogada Cristina Aquino, de Ourém.

Mais Notícias Sociedade