Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Via Sacra ao vivo regressa a Fátima

Via Sacra ao vivo regressa a Fátima

Sociedade - 29 de março, 2023
A Paróquia de Fátima retoma este ano, após três anos de interrupção devido à pandemia, a realização da Via Sacra ao vivo.
A iniciativa envolve cerca de quatro dezenas de actores amadores da comunidade, além das crianças e jovens da catequese. Alguns já participaram nas edições anteriores, outros são estreantes mas todos abraçaram este desafio com muito entusiasmo e dedicação. A Via Sacra ao vivo realiza-se no próximo domingo, Domingo de Ramos, 2 de Abril, com percurso a iniciar às 14h30 junto do Posto de Turismo de Fátima em direcção à Igreja Paroquial de Fátima, com a representação das 14 estações deste exercício espiritual.
 
O jovem Jordão Tiago Martins tem um papel muito importante na encenação, já que representa Jesus Cristo. Tem 22 anos, é natural de Fátima, vive junto da sede da paróquia e freguesia. É baptizado, nunca frequentou a catequese.
 
Foi descoberto e convidado para representar Cristo na sua paixão e morte pelas irmãs do Centro Catequético, que lhe encontraram semelhanças físicas com Jesus Cristo. Isto porque o jovem ajuda o seu pai em vários serviços de manutenção e a instituição religiosa é um dos clientes do pai.
 
“Foi um convite que me fizeram, aceitei. Sempre soube da Via Sacra feita em Fátima, sou de cá, por isso disse que sim, achei interessante. Regressei de Inglaterra o ano passado e esta é até uma forma de voltar a ligar-me a Fátima”, conta o jovem que emigrou para Inglaterra em 2019, após a conclusão dos seus estudos em Fátima. 
 
No regresso a Fátima, o Jordão trabalhou como nadador salvador na praia do Pedrógão. Nos últimos tempos tem ajudado o pai nos trabalhos de manutenção, porque o pai está a necessitar de ajuda. 
 
Sorri, quando lhe perguntamos se esta iniciativa teatral mas também devocional não lhe irá porventura robustecer a fé e a desafiá-lo a fazer o caminho restante de formação da Igreja. “Quem sabe!”, diz.
 
Duas outras comunidades da Paróquia de Fátima dinamizam acções relacionadas com o tempo de preparação para a Páscoa. A comunidade da Moita Redonda está a organizar para 30 de Março, quinta-feira, às 20h30, uma Via Sacra noturna, com concentração inicial no adro da capela e percurso pelas ruas da localidade. Na comunidade de Boleiros, o exercício espiritual da Via Sacra, realiza-se no dia 31 de Março, sexta-feira, às 21h00.
 
Imagens: Cartaz e Jordão Tiago
 
Assine o Notícias de Fátima: AQUI

Mais Notícias Sociedade