Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Workshops Internacionais de Turismo Religioso

Workshops Internacionais de Turismo Religioso

Sociedade - 6 de maio, 2022
Jordânia é o destino convidado

Uma delegação da Jordânia deslocar-se-á a Portugal para apresentar este país árabe localizado no Médio Oriente na manhã do dia 23 de Junho, durante a conferência (10h) que segue a sessão de abertura (9h) dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (WITR), no Centro Pastoral de Paulo VI, na Cova da Iria.

 

A Jordânia tem como como capital a cidade de Amã, o árabe como língua oficial e o inglês como principal língua estrangeira. Conta com uma população superior a 10 milhões de habitantes, de acordo com dados de 2020 do Banco Mundial e Organização das Nações Unidas. Embora seja um país maioritariamente muçulmano, existem minorias cristãs e judias, que convivem umas com as outras na base do respeito.

 

Em 2008, a Portugal celebrou um acordo de cooperação no domínio do turismo com a Jordânia, no qual está expresso que "as partes incentivarão o intercâmbio de experiências nos domínios do turismo de saúde e de lazer, para além do turismo religioso como meio de conhecimento cultural mútuo".

 

Para as entidades organizadoras, além do convite a que a Jordânia se dê conhecer aos participantes nos WITR, a vinda da delegação a Portugal servirá também para dar a conhecer Portugal aos jordanos.

 

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, em 2017 foram registadas, em Portugal, 6 673 dormidas de turistas da Jordânia, 7 452 dormidas em 2018 e 8 598 dormidas em 2019. Na região Centro, os números seguiram a mesma tendência de crescimento, com 268 dormidas em 2017, 310 dormidas em 2018 e 334 dormidas em 2019. Em 2020, por força da pandemia, houve uma quebra nas dormidas, atingindo-se valores inferiores aos registados em 2017.

 

A 10.ª edição dos IWRT decorre entre 22 e 28 de Junho, em Fátima e na Guarda. A sessão de abertura e a conferência inaugural são abertas à participação de todos os interessados e realizar-se-ão na manhã do dia 23 de Junho com início pelas 9h. É necessária inscrição prévia, a qual pode ser efectuada no site oficial do evento (www.iwrt.pt/pt).

Mais Notícias Sociedade